DUBAI DOS PAMPAS

21 Jan 2020 | Zona Sul
Tempo de leitura: 2 minutos | -

Autor:

Por quase uma década, aguardava-se já com muita desconfiança o inicio da construção de um mega shopping que mudaria a paisagem da zona sul de Porto Alegre. No final de 2008, a inauguração do tão aguardado BarraShoppingSul transformou para sempre a zona sul e o mercado imobiliário local. Na época da inauguração os preços dos imóveis foram parar na estratosfera! Aliado ao shopping e a uma onda de pungência na construção civil, foram anos dourados para a venda e aluguel de imóveis. Passada a euforia viria em seguida uma implacável crise econômica que colocaria o mercado imobiliário na lona, a Multiplan já teria lançado o Cristal Tower- a primeira torre comercial do complexo do shopping e em seguida mais dois lançamentos (2 torres – uma comercial e outra residencial, sendo o metro quadrado vendido a incríveis 12 mil reais). Marca inédita para a zona sul e em raros locais da cidade onde há uma maior concentração de riqueza.

Em setembro de 2010 nasce o primeiro shopping lifestyle de Porto Alegre: o Paseo Zona Sul que trouxe consigo charme e muita conveniência para os moradores da Tristeza. Para o mercado imobiliário foi outra grata surpresa que se tornou ponto de referência na zona sul da Capital gaúcha. No final de 2016, foi anunciado, pela Maiojama Empreendimentos Imobiliários, a construção de um complexo multiuso com Mall, salas comerciais e torres residenciais, localizado na Avenida Wenceslau Escobar no antigo Nacional, ou para quem ainda lembra do velho e saudoso Castelão. O W Maiojama com obras aceleradas ficará pronto no segundo semestre de 2020 e irá reativar o famoso “centrinho da Tristeza”.

Neste ano em meio a crise e muitas incertezas no mercado imobiliário o Pontal do Estaleiro (construção Melnick Even) foi anunciado com muito entusiasmo e esperança. O mega empreendimento será erguido em um local único unindo um projeto ousado com o mais belo cartão postal da zona sul: o Guaíba. A mais moderna torre de escritórios e consultórios, com toda a infraestrutura e conforto para tornar o dia a dia mais prático, completo e prazeroso. O projeto atende às normas da Anvisa e conta com Certificação Internacional AQUA-HQE, seguindo padrões de sustentabilidade alinhados a exigências globais de desenvolvimento sustentável; ainda contará com um Hotel da bandeira Hilton (confirmado nesta semana), um Bourbon Shopping – do Grupo Zaffari e o Hospital Moinhos de Vento também fará parte do projeto, além da entrega de toda a orla revitalizada para o trânsito livre de pedestres e bicicletas.

Nesta semana o Grupo Zaffari arrematou o prédio e o terreno que abrigava o Nacional (também conhecido pelo antigo Dosul). Foi vendido por volta de 25 milhões, com uma área de mais de 15 mil metros quadrados em um local que até então tinha um futuro incerto. Inclusive, antes da data do leilão foi visitado pelo presidente da Havan (Luciano Hang) e teve o seu destino mais previsível: o Grupo Zaffari poderá replicar o sucesso do Quartier Cabral com supermercado e torres residenciais em cima ou um Linked no estilo multiuso que já está sendo construído na Avenida Aparício Borges ligando a zona sul e a zona leste de Porto Alegre, ambos em parceria com a construtora Melnick Even.

E por final, não bastando todas as novidades e mais uma vez rompendo a crença dos mais pessimistas, a Multiplan confirmou o lançamento de um megaprojeto imobiliário. Com investimento estimado em R$ 2,5 bilhões, prevê até 19 torres entre o shopping da Zona Sul e o Jockey Club. Terá canais navegáveis e parceria com clubes náuticos locais. Para 2019, a fase 1 do projeto prevê o início dos quatro primeiros prédios. É inspirado no Golden Green, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, que foi o último com jardins projetados por Burle Marx e tem 14 torres, dois clubes e um campo de golfe.

A zona sul de Porto Alegre foi agraciada por projetos imobiliários fantásticos! Dada as devidas proporções, a nossa zona sul será considerada a Dubai dos Pampas. Alguém duvida?

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados